Total de visualizações de página

sábado, 26 de novembro de 2011

Crenças populares relacionadas à voz

Todo mundo tem uma receitinha pronta para melhorar a voz. No entanto, as receitas caseiras devem ser administradas com muita atenção, cautela e cuidado.

Às vezes uma substância, chá ou método pode até fazer bem e diminuir sintomas vocais como a rouquidão. O problema é que estes não têm comprovação científica através de pesquisas, sendo desconhecidos os efeitos no organismo e o mecanismo de ação na mucosa do trato vocal. Sem falar que uma pessoa é diferente da outra e nem sempre o que é bom para um, é para o outro.

A dosagem correta também é outro fator que dificulta o uso de determinadas substâncias para melhorar um problema de voz, pois doses elevadas podem causar dor de cabeça, vômito, diarreia e tontura. Algumas plantas medicinais podem ser extremamente tóxicas.

Como os distúrbios da voz podem ocorrer devido à alterações funcionais, orgânicas e/ou  fatores psicológicos, inúmeros procedimentos terapêuticos podem contribuir para uma melhora nas queixas vocais atuando na esfera funcional, física e /ou emocional.

Algumas das receitas caseiras mais citadas pelas pessoas são: gargarejos em geral, pastilhas, balas, limão, gengibre, canela, cravo-da-índia, própolis, vinagre, sal, romã, conhaque, bicarbonato etc.
 
Estas sugestões são métodos paliativos, suavizam a região inflamada e alguns sintomas como a rouquidão podem desaparecer temporariamente. Entretanto, o problema pode persiste, pois a causa não foi eliminada fazendo a pessoa continuar usando e abusando da sua voz.

Não podemos deixar de citar que realmente é indiscutível que exista a eficácia simbólica de qualquer procedimento de saúde através do efeito placebo, ou seja, os efeitos curativos da atitude mental de quem faz uso dessas substâncias. Acreditar em quem indicou e na substância pode sim causar um resultado positivo.

Sem dúvida, o caminho mais seguro é uma orientação médica e especializada para sua queixa vocal e um uso consciente e moderado dessas substâncias caso forem utilizadas.

Fique atento!

Baseado na dissertação "Estudo Descritivo das Crenças Populares no 
Tratamento das Alterações Vocais em Profissionais da Voz" - 
Izabel Cristina Viola com orientação da Drª Léslie Piccolotto Ferreira(1997).

POSTS RELACIONADOS:




Série Alimentação – Maçã  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar!