Total de visualizações de página

domingo, 26 de agosto de 2012

O gargarejo melhora a voz?

Sim, o gargarejo é uma técnica vocal que mobiliza a mucosa das pregas vocais, causa limpeza mecânica na garganta e é um bom recurso para aliviar a dor de garganta e a rouquidão proveniente desta infecção. 
No entanto, o perigo está nas substâncias que as pessoas utilizam para fazer o gargarejo. Muitas utilizam vinagre e sal, limão, chá de romã e até conhaque! 
O gargarejo adequado deve ser feito com água morna e uma pitada de sal(200ml de água para 1 colher de chá rasa de sal). 
Segundo o otorrinolaringologista Celso Becker, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) essa mistura tem temperatura e composição química muito parecidas com as do nosso próprio organismo. Quando a água morna entra em contato com a mucosa ferida, seu calor faz com que haja uma dilatação dos vasos sanguíneos do local. Esse aumento da circulação auxilia um número maior de glóbulos brancos a passar do sangue para o tecido afetado, diminuindo a inflamação. Por esse motivo, só a água morna pura já bastaria para aliviar. Já o sal, muitos acreditam que sirva para limpar o local - mas não é bem assim. Ele não limpa a boca. O que acontece é que temos aproximadamente 0,9% de sódio no sangue. Portanto, ao adicionarmos sal à água, fazemos com que sua composição fique parecida com a do líquido que temos no corpo, o que torna a mistura muito menos agressiva do que a água pura, aumentando sua eficácia na remoção do muco que se forma na garganta.  
É indicado gargarejo com duração de 5 minutos (sem engolir a água), 3 a 4 vezes ao dia.
Outro detalhe importante é não deixar a cabeça muito para trás, pois esta elevação faz com que a laringe fique muito alta causando tensão nas pregas vocais.
De todo modo, não esqueça que qualquer procedimento deve ser realizado com orientação especializada e que dores na garganta frequentes ou rouquidão por mais de 15 dias não é normal. Uma avaliação médica é de suma importância nesses casos já que muitas vezes a ministração de antibióticos ou exames complementares são necessários.

8 comentários:

  1. muito bem explicado!!!! eu trabalho com a voz, na área de música e também palestrando e esses gargarejos aliviam por demais o cançasso nas pregas vocais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais gargarejos são eficazes? Sou professora e dei calos vocais. Obrigada!

      Excluir
  2. Muito bom, pois eu uso muito a voz e pra mim é um alento.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sua ajuda, vlw

    ResponderExcluir
  4. Estou aflita sem voz depois de uma gripe q peguei, entao posso faxer o gargarejo?

    ResponderExcluir
  5. Olá gostaria de saber porque eu sinto que parece que tem algo na garganta tipo (catarro) quero saber esse problema será que é normal?

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!