Total de visualizações de página

domingo, 26 de junho de 2011

Drogas: inimigas da saúde vocal

É de conhecimento de todos que as drogas em geral não trazem nenhum benefício para a saúde. No entanto, por que será que a cada ano cresce o número de usuários, seja de drogas lícitas (cigarro e álcool)  ou ilícitas (maconha, cocaína, crack, etc.)?
Hoje 26 de Junho, Dia Internacional do Combate as Drogas, o Voz em Bom Som traz para você informações sobre as consequências do uso dessas substâncias para a voz. 

O fumo é super prejudicial para o trato vocal, pois o calor da fumaça irrita todo o sistema respiratório, causando inchaço nas pregas vocais e provocando tosse e pigarro. Esse inchaço deixa a voz mais grave. Nas mulheres, pode deixar a voz virilizada, ou seja, ao telefone pode ser confundida com homem.  Além de tudo, o cigarro é considerado uma das maiores causas da câncer de pulmão e de laringe. 

A ingestão de álcool, também  resulta em agressão de todo o trato vocal. Algumas pessoas relatam que a voz fica melhor depois de sua ingestão, entretanto o que acontece é uma ação anestésica que resulta em redução da sensibilidade, permitindo que vários abusos vocais sejam cometidos sem serem percebidos. As bebidas destiladas como pinga, vodka, uísque e conhaque são piores para a saúde vocal do que as bebidas fermentadas(cerveja, vinho e champanhe) mas seus efeitos dependem mesmo é da quantidade que será ingerida.  
A Organização Mundial de Sáude(OMS) estima que o alcoolismo causa de 20 a 30% dos cânceres de esôfago e fígado, cirroses hepáticas, homicídios, epilepsias e acidentes automotivos no mundo.

O consumo associado de fumo e álcool, é uma bomba relógio prestes a explodir!

A maconha, assim como a fumaça do cigarro, é extremamente irritante para a mucosa do trato vocal, no entanto é mais quente e menos filtrada. Provoca alterações de ordem neurológicas e cardiovasculares, pode produzir uma fala imprecisa com alterações no ritmo e na fluência, extrema secura do trato vocal, aumento de pigarro e voz agravada e pastosa. Em um curto período de uso provoca tosse seca e perda do brilho na voz de seu usuário.

O pó aspirado da cocaína lesiona qualquer região do trato vocal. Pode causar queimaduras nas vias respiratórias e nas pregas vocais. Além disto, provoca alterações neurológicas e vasculares causando dificuldade respiratória e perda da potência da voz.

Para evitar problemas, o bom mesmo é não dá o primeiro passo, do contrário você estará indo por um caminho nebuloso e difícil de retornar.

O Voz em Bom Som adverte: fumo e álcool são prejudiciais a saúde da voz!
Fontes:Manual de Saúde Vocal - Rita de Cássia Fucci Amato
           Fundamentos em Fonoaudiologia - Marta Assumpção de Andrada e Silva

2 comentários:

  1. Sandrelli, estou viciada neste Blog. Aqui acho mais coisas do que qualquer site. Você deveria ser a assessora de Imprensa da Fonoaudiologia!
    Parabéns!!! Bjs Marta

    ResponderExcluir
  2. Oi Marta, obrigada pelo comentário. Fico feliz por estar gostando e participando com suas visitas. Um elogio desses vindo de uma fonoaudióloga atuante é muito gratificante. bjos

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!