Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Voz ao telefone

Atualmente o telefone é um dos meios de comunicação mais utilizados pela população, e o seu uso vem aumentando progressivamente. Entretanto, os cuidados ao usar esta ferramenta muitas vezes são esquecidos. Uma boa postura é muito importante para uma produção vocal adequada. A posição do tronco altera a coordenação respiratória e a postura do pescoço interfere no nivelamento(aproximação adequada) das pregas vocais durante sua vibração, alterando assim a qualidade da voz. 

Falar ao telefone requer mais do falante pois não há pistas visuais de apoio para a conversação, a voz é o único recurso para se transmitir a mensagem. 

Falar por muito tempo com o pescoço inclinado se configura um abuso vocal por causar um esforço maior para falar e aumentar a tensão entre as pregas vocais que ficam desniveladas. Se esta situação for um hábito, o risco de desenvolver problemas vocais é alto.
Além disso, segundo o Jornal Britânico 'Neurology' apoiar o telefone no ombro pode trazer problemas graves como cegueira temporária e acidente vascular encefálico. Leia mais sobre isso.

Dicas do Voz em Bom Som:
  • Evite apoiar o telefone no ombro;
  • Utilize frases curtas;
  • Alongue sempre que possível a musculatura cervical;
  • Tente falar apenas o necessário ao celular ou telefone,  principalmente se você utiliza a voz profissionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar!