Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

10 Dicas de Ouro para o Professor

No próximo dia 15 de outubro é o  Dia do Professor e o Voz em Bom Som não poderia deixar de homenagear este grande profissional que altera o nosso estado de conhecimento e nos ajuda a trocar idéias e descobrir novos caminhos. 


Você professor fique atento as 10 Dicas de Ouro para preservar seu principal instrumento de trabalho:
  1. Tenha sempre uma garrafinha de água e dê pequenos goles durante a aula.
  2. Tenha uma alimentação equilibrada com frutas e verduras, evite frituras, refrigerante, chocolate, café, leite e derivados antes do uso da voz.
  3. Não se automedique nem utilize receitas caseiras.
  4. Tente não falar em ambiente muito barulhento, diminua os ruídos controláveis (fechar portas, janelas, diminuir velocidade do ventilador)principalmente durante a explicação.
  5. Aproveite para descansar a voz nos intervalos e após as aulas.
  6. Não grite, estabeleça sinais ou gestos de alerta para chamar a atenção dos alunos.
  7. Utilize recursos vocais como ênfases, pausas e entonações para aumentar a atenção do aluno e melhorar o processo ensino-aprendizagem.
  8. Articule bem as palavras.
  9. Faça exercícios de preparação vocal (aquecimento e desaquecimento vocal) com um profissional especializado.
  10. Faça exames periódicos (videolaringoscopia) para monitorar sua saúde vocal. Lembre-se rouquidão por mais de 15 dias não é normal.

O Voz em Bom Som também deixa uma ótima notícia:

O Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP) e o CEV- Centro de Estudos da Voz, realizou uma pesquisa intitulada Panorama Epidemiológico da Voz do Professor do Brasil que deu origem a um curta-metragem chamado Minha voz minha vida, com lançamento previsto para novembro. Com duração de 24 minutos, o filme promove contrastes discretos, mas claros, entre as práticas desejáveis e as condenáveis em relação a voz. Aguardem!
Parabéns Professores, cuidem bem da sua voz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar!