Total de visualizações de página

sábado, 8 de outubro de 2011

Série Alimentação - Gelados

Para finalizar nossa Série sobre alimentos relacionados à voz, vamos falar dos alimentos em temperatura extremada. Tanto os gelados quanto os quentes demais não são bons para a saúde da voz, mas hoje vamos enfocar os gelados.

Num clima quente como o nordeste do Brasil, é difícil compreender que é preciso tomar cuidado com os gelados. Uma água geladinha num dia de sol forte é o desejo de muitas pessoas. Entretanto, o perigo está justamente nessa diferença de temperatura.

O choque térmico no momento da ingestão do alimento causa uma mudança vascular que pode levar a uma diminuição dos mecanismos de defesa que traz como consequências inchaço no tecido das pregas vocais, aumento da produção de secreção e até problemas inflamatórios.
Cada pessoa tem uma sensibilidade diferente referente aos gelados, umas mais e outras menos. No entanto, para as pessoas que utilizam a voz profissionalmente, vale a pena evitar desconfortos e ter cuidado com os gelados.

Dicas ao ingerir sorvetes, picolés, alimentos ou líquidos muito gelados:
  • Nos primeiros goles segure o alimento alguns segundos na boca para evitar o choque térmico ao engolir. 
  • Num dia mais quente tente dividir um copo d'água com metade natural e metade gelada.
  • Evite o exagero!
  • Não consuma gelados em momentos antes do uso prolongado da voz.
Se você deseja tirar suas dúvidas sobre algum alimento não mencionado na Série, deixe um comentário para que possamos abordá-lo em futuros posts.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar!