Total de visualizações de página

sábado, 10 de setembro de 2011

Série Alimentação - Maçã

O Voz em Bom Som inicia hoje uma nova série. O tema escolhido foi alimentação, pois é um dos fatores responsáveis pela saúde da voz. 
Lembrando que os alimentos não influenciam a voz diretamente, pois eles não passam pelas pregas vocais, senão você morreria engasgado! Os alimentos passam pelo tubo digestivo, que fica próximo ao tubo respiratório(onde as pregas vocais estão localizadas). Logo, sua influência é indireta, ou seja, ao nível do trato vocal ( espaço percorrido pela voz entre as pregas vocais e os lábios) responsável pela amplificação e projeção da voz.


Ao perguntar a alguém o que é bom para a voz, muita gente irá citar a maçã. Mas talvez a maioria não saberá o porquê. Por isso, o VBS responde para você!
Não é a toa que a maçã era um presente comum de um aluno para seu professor. Algumas teorias dizem que essa tradição antiga seria por causa da praticidade de consumo, já que a fruta não precisa ser descascada antes de ingerida. Entregá-la ao professor também significaria desejar uma boa saúde, pois a fruta é extremamente nutritiva. Outros acham que, por se tratar de um lanche rápido, a maçã tem tudo a ver com a correria da vida de professor, que tem dificuldades de achar tempo até para comer.

Teorias à parte, esta fruta tem alto valor nutritivo que se deve às vitaminas B1, B2, Niacina, e sais minerais como Fósforo e Ferro. Além de ter ação antioxidante que nos previne contra  o câncer. Como diz um ditado corrente americano...“An apple a day keep the doctor away”, ou seja, “Uma maçã por dia mantém afastado o doutor”. 

A tradição acertou na sugestão do lanche para o professor, pois esta fruta é também indicada para a saúde da voz, instrumento de trabalho deste profissional.
  Veja os motivos para consumir a maçã:
  • Sua propriedade adstringente, ou seja, de detergência, auxilia a limpeza da boca e da faringe, favorecendo uma voz com melhor projeção. 
  • A mastigação da maçã relaxa os músculos envolvidos na fala e por isso favorecem uma melhor articulação das palavras. 
  • O sabor da maçã também estimula a salivação que proporciona diminuição do ressecamento no trato vocal, aumentando a hidratação deste local e favorecendo a fluidez do muco que faz as pregas vocais vibrarem melhor. 

A maçã com certeza é uma maravilhosa opção para fazer parte da dieta do profissional da voz e ser ingerida entre os intervalos de uso intensivo da voz. 

Vale a pena saborear!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar!