Total de visualizações de página

domingo, 4 de setembro de 2011

A gripe me pegou, e agora?

Um dos grandes desafios de quem usa a voz profissionalmente, é às vezes ser obrigado a trabalhar gripado. E isso para as pregas vocais pode ser um perigo enorme. 
A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza. Quando a pessoa está infectada ocorre febre, tosse seca (pode durar mais de 2 semanas), dores musculares e articulares(dores no corpo), fadiga, mal-estar, dor de cabeça, nariz obstruído, irritação na garganta, etc.


A voz fica comprometida pela consequência desses sintomas, a qualidade vocal fica rouca pois as pregas vocais estão inchadas e vibram irregularmente. Logo, o uso da voz durante esse processo infeccioso traz um risco de piorar a saúde da voz podendo causar doenças mais sérias e até hemotoma. 

HEMATOMA DE PREGA VOCAL 
Hematoma das pregas vocais é a hemorragia causada por rompimento de um vaso no interior da prega vocal. Esse rompimento pode ter sido causado espontaneamente (rompimento vascular), por mau uso da voz (abuso vocal), por trauma (pancada na região da laringe), por inflamações e infecções da laringe e por outras causas menos freqüentes como um simples espirro, por exemplo.



A indicação é repouso vocal durante pelo menos 2 a 3 dias. Portanto, a melhor opção para o profissional da voz é ir ao médico e solicitar atestado para licença médica. Caso não consiga a licença você deve tentar poupar ao máximo o uso da voz. Se for professor, tente escolher aulas mais expositivas como vídeos ou busque maior participação dos alunos, hidrate sempre as pregas vocais e evite gritar.

O tratamento geral da gripe se baseia em ficar em repouso, evitar o uso de álcool ou fumo, procurar se alimentar bem e tomar bastante líquidos, além de usar medicações para a febre e para a dor e, também, para a melhora dos sintomas do nariz, como a coriza (corrimento do nariz) ou congestão nasal.


Não subestime a gripe, ela apesar de comum, não é uma doença tão simples assim.
Cuide-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar!