Total de visualizações de página

sábado, 24 de março de 2012

Série Lesões mais comuns - Sulco Vocal

O Sulco vocal é uma Alteração Estrutural Mínima(AEM) e se caracteriza como uma depressão na prega vocal que se dispõe paralelamente à borda livre. Ele pode ser assintomático, sintomático com pequena alteração vocal, ou sintomático com fadiga e disfonia severa, chegando a impedir o uso social da voz.
Pode se apresentar de diversas formas, de acordo com o grau de depressão no tecido da prega vocal: sulco oculto, sulco estria maior ou menor e sulco bolsa. 


Sulco oculto - é de difícil identificação, sendo sua presença constatada apenas por exames mais detalhados. O impacto vocal é mínimo na voz falada, podendo haver diminuição da extensão vocal ou queixa de pouca resistência vocal ao uso continuado da voz.

Sulco estria menor - apresenta-se como uma linha atrófica, escurecida, cinza-azulada, podendo ser uni ou bilateral. A qualidade vocal apresenta comprometimento diretamente relacionado ao grau de adesão do sulco nas camadas do tecido da prega vocal.

Sulco estria maior - observa-se uma valeta na mucosa da prega vocal. A voz típica deste sulco é desagradável, rouco-áspera, podendo ser bitonal, aguda ou hiperaguda, o esforço vocal é  nítido. Presença de fenda fusiforme.

Sulco bolsa - conhecido anteriormente como cisto aberto, pode parecer com o sulco estria maior ou com um cisto. Pode produzir lesões secundárias como pólipos, edemas, laringite crônica e até mesmo leucoplasia que é uma lesão pré cancerígena. A voz é rouca e grave.

A fonoterapia está indicada para melhorar a vibração da mucosa, tratar e reduzir as lesões secundárias, desenvolver normas de higiene vocal para evitar crises disfônicas, bem como melhorar a qualidade vocal, tornando a emissão mais estável.

A cirurgia deve ser reservada para os casos de insucesso da reabilitação fonoterápica, podendo ser conservadora ou parcialmente conservadora.

Fonte: Behlau, M. Azevedo, R. Pontes,P & Brasil, O.
 Disfonias Funcionais. In: Voz O Livro do Especialista.
 Vol 1. Revinter, 2001.

2 comentários:

  1. JUNIOR CARVALHO (BELÉM-PA)
    Gostei muito dos esclarecimentos em relação ao (Sulco) Alteração estrutural mínima da prega vocal,fui ao otorrino e não entendí muito a explicação dele.
    Agradeço a direção do blog e gostaria de saber mais a respeito!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Fiquei mais tranquilo.

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!