Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Série Lesões mais comuns - Edema de Reinke

O edema de Reinke é uma lesão difusa na camada superficial da prega vocal, de coloração rosada, caracterizada por acúmulo de líquido, de modo irregular. Ou seja, é como se a prega vocal ficasse bem "gordinha" devido ao inchaço.


Ocorre em indivíduos adultos de ambos os sexos, entre 45 e 65 anos de idade, que apresentam uma frequente associação de uso intensivo da voz, abusos vocais variados e tabagismo. A ocorrência dessa alteração em fumantes é muito alta. As mulheres fumantes chegam a ser confundidas com homem pelo telefone por apresentar uma voz virilizada, por isso parecem buscar mais por tratamento em comparação com os homens.
O edema de Reinke ocorre por reação natural do tecido ao trauma fonatório associado ao consumo de tabaco por longo tempo. 
Os sintomas vocais típicos incluem voz grave para idade e sexo do paciente e rouquidão.
No tratamento deve-se levar em conta a extensão da lesão, a presença de alterações associadas, o impacto profissional e/ ou social da disfonia, e a conscientização de que é necessário a interrupção do tabagismo.
Nos casos discretos e moderados pode haver uma boa evolução através da fonoterapia, já em casos mais severos indica-se a combinação terapia-cirurgia-terapia.
Independente da conduta terapêutica, o abandono do tabagismo mostra-se de extrema relevância para a evolução do tratamento.


Fonte: Behlau, M; Madazio,G e Pontes,P. Disfonias Organofuncionais. 
Voz O Livro do Especialista - Volume I, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar!