Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Série Abusos Vocais - Cochichar, pigarrear e tossir

O Vom em Bom Som encerra a série abusos vocais falando um pouco sobre cochichar, pigarrear e tossir.

Você pode está meio espantado em saber que cochichar é um abuso vocal. Aparentemente parece que ao realizar este comportamento estamos economizando a voz...grande engano! Você já viu em nossos posts que quando estamos falando, as pregas vocais ficam aproximadas e vibrando. Quando cochichamos é como se nossas pregas vocais ficassem metade juntas anteriormente e metade separadas na parte posterior, ou seja, meio aberta e meio fechada, dificultando a vibração. Isso faz com que certos músculos das pregas vocais trabalhem mais que outros. Por isso, quando cochichamos estamos forçando mais a voz que poupando. Dica: Fale baixinho quando precisar ao invés de cochichar ou sussurrar. A diferença entre eles é que nestes últimos a voz fica mais soprosa e no outro apenas diminuimos a intensidade da voz.

Já o ato de pigarrear, a maioria das pessoas sabe que não é um comportamento muito agradável. É aquela raspadinha "Khâam", isso ocorre muitas vezes involuntariamente, isto é, a pessoa nem está consciente do quanto comete este abuso. Geralmente pigarreamos quando estamos com algum tipo de doença que aumenta a produção de muco(secreção). Nos fumantes é bem comum a presença deste vício. O problema é que ao pigarrear as pregas vocais se atritam uma contra a outra e você já viu que isto a longo prazo não é nada bom para a saúde da voz.
Dicas: Respire fundo e degluta forte a secreção que está presa na garganta e aumente a ingestão de líquido para diminuir a vicosidade do muco.

Tossir também é um abuso, apesar de ser um ato reflexo para expulsão de secreções, alimento ou corpo estranho, quando não tratada pode deixar as pregas vocais bem danificadas. Na tosse, as pregas vocais trombam forte uma contra outra e isso várias vezes por vários dias, já sabe: rouquidão na certa!
Dica: Tomar medicação prescrita pelo médico para doença de base que está causando o sintoma da tosse e ingerir bastante líquido para diminuir o ressecamento nas pregas vocais; a ingestão de mel que lubrifica o trato vocal também pode ajudar.

Fique atento aos abusos vocais, eles são comportamentos que devem ser eliminados ou evitados ao máximo para se conquistar uma voz saudável.

Um comentário:

  1. Conceição Pessoa-Santana14 de julho de 2011 às 14:22

    Excelentes conteúdos, San! Vc está de parabéns! Beijos!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!