Em continuação com a Série Abusos Vocais, vamos dar enfoque a um dos comportamentos vocais mais comuns - Falar muito!
Tal comportamento pode ter duas motivações principais: Necessidade ou Hábito.
Necessidade para aqueles que são profissionais da voz, e claro tem a voz como instrumento essencial para realização de suas tarefas laborais, ou seja, não falam muito porque simplesmente querem e sim porque precisam. É o caso dos professores, que muitas vezes trabalham em várias escolas, em três expedientes, etc.
O outro motivo é o hábito, pessoas que GOSTAM, AMAM e há até mesmo aquelas que PRECISAM falar, mas não por uma questão financeira e sim por sua própria personalidade ou necessidade emocional.
Para os profissionais da voz a orientação é aproveitar os intervalos fora do trabalho para descansar a voz. Outra dica é tomar goles de água frequentemente para facilitar a articulação da fala e diminuir o esforço e o ressecamento durante o uso prolongado. Para o professor também vale a dica de usar amplificadores de voz (microfone) sempre que possível e investir em aulas expositivas pois estas atuam como um recurso a mais para facilitar a aprendizagem e ao mesmo tempo poupar a voz.
E para aqueles que possuem o hábito de falar muito, a autopercepção é uma habilidade que deve ser desenvolvida para se constatar quando é chegada a hora de parar. Também não deve ser esquecido que a comunicação é uma via de mão dupla onde se fala e se escuta. Escute mais as pessoas.
Para cuidar da voz não é preciso ficar "mudo" ou incomunicável, mas o equilíbrio sempre é a chave principal para uma boa comunicação e prevenção de distúrbios vocais.
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