Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de julho de 2011

Seja bem articulado

Para ser bem articulado não precisa apenas saber fazer contatos e se relacionar bem com as pessoas. O sentido desta palavra no Voz em Bom Som está em articular bem as palavras, ou seja, ter uma boa dicção. 
A fonoarticulação é uma das funções estomatognáticas que consiste em gestos motores para transformar os sons da voz em palavras envolvendo os órgãos fonoarticulatórios que já vimos anteriormente no primeiro post da série abusos vocais. Para esta função se desenvolver adequadamente é preciso que estas estruturas estejam em bom estado e perfeito funcionamento como: língua, lábios e palato mole com boa mobilidade; dentes em adequada oclusão e uma adequada abertura de boca. 
Caso contrário, alguma dificuldade na clareza dos sons pode ocorrer como:
Articulação Travada - quando não se abre o suficiente a boca e assim fica difícil de se entender o que se fala.
Articulação Exagerada- quando se abre demais a boca ou mexe demais os lábios e língua, chamando a atenção do ouvinte para a maneira de falar e desviando a atenção do conteúdo.
Articulação Imprecisa - quando os órgãos fonoarticulatórios não se movem adequadamente causando distorção nos sons da fala.

Para ser bem entendido e passar bem sua mensagem ao ouvinte é imprescindível uma boa articulação. Ela também facilita a projeção da voz no caso dos profissionais da voz como o professor que precisa impostar a voz em sala de aula para ser bem ouvido e compreendido por um número grande de pessoas.
Caso haja algum problema anatômico ou funcional, como dentes mal posicionados, dor ao abrir a boca(Disfunção Têmporomandibular) ou anquiloglossia(língua presa), uma avaliação odontológica se mostra bastante necessária.
Seja qual for o tipo da sua articulação, vale a pena se observar e procurar aperfeiçoar este parâmetro vocal tão importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar!