Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Série Abusos Vocais - Falar rápido

Além de gritar e falar muito, falar rápido também se configura uma forma de abuso vocal. 
Geralmente quem fala rápido, não é bem compreendido pelas pessoas, e precisa repetir o que falou desgastando a voz desnecessariamente.
Todos nós conhecemos alguém com uma fala acelerada, ficando até mesmo difícil de acompanhar o discurso dessa pessoa e assim surgem aquelas perguntas: Hã? O que? Como é? Repete por favor!
Quem fala rápido demais, tem muita coisa a dizer, mas não consegue organizar os pensamentos. Na maioria das vezes são pessoas ansiosas, e essa ansiedade atrapalha muito o discurso.
Nesse sentido, uma boa articulação(dicção) é muito importante, por isso deve ser trabalhada com fonoterapia associada a psicoterapia nos casos de ansiedade exarcebada. Pior que falar rápido demais, é falar rápido e ininteligível, ou seja, sem ninguém entender direito, uma fala distorcida com articulação imprecisa.


Por isso, para aqueles que querem cuidar da articulação imediatamente, a dica é utilizar os trava-línguas - eles são um recurso muito bom para aumentar a destreza articulatória.
Outra dica imprescindível é o uso de pausas no discurso - pausas breves e pausas longas devem ser usadas ao longo da conversa com as pessoas. Elas são importantes para retomadas de ar e para dar ênfase ao que você está falando.


Capriche na articulação e fale pausadamente, a conversa certamente ficará mais interessante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar!