Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Cuidando da voz no inverno

Ontem, o inverno começou oficialmente e o Voz em Bom Som trouxe para vocês dicas de como proteger sua voz das temperaturas mais baixas durante o ano.

No Brasil temos uma enorme variedade das temperaturas locais que oscilam muito de acordo com as regiões. Na região sul e sudeste, em geral, o clima é frio e seco já no norte e nordeste quente e úmido com predominância de dias chuvosos no inverno. No entanto, todas as regiões tem algo em comum nesta época do ano: a diminuição da temperatura climática.
Essa variação pode ser nociva para nossa voz. 
Você sabe por quê?
É que nossa temperatura corporal é de 37ºC e é bom que seja assim para haver um adequado funcionamento do organismo. A diminuição da temperatura climática provoca uma diferença térmica entre o corpo e o ambiente causando reações no corpo como:  aumento da produção de muco(secreção), aumento da viscosidade desse muco (mais grosso), tosse, pigarro, e diminuição da imunidade que deixa o organismo suscetível a doenças, principalmente as respiratórias. Todos esses problemas prejudicam a vibração adequada das pregas vocais, podendo causar distúrbios vocais.
Já que o melhor remédio ainda é a prevenção, anotem aí as dicas para curtir bem o inverno sem descuidar da voz:
  • Agasalhe-se bem, use casacos apropriados ao nível do frio.
  • Sempre carregue um casaco para se proteger da mudança de temperatura.
  • Proteja a região do pescoço com cachecóis, ou blusas de gola alta, mas cuidado para que não esteja apertado demais. 
  • Não esqueça de se hidratar bem, pois o frio resseca muito o trato vocal.
  • Não se automedique, procure um médico caso esteja com alguma doença respiratória como bronquite, asma, rinusinusite, etc.
  • Respire sempre pelo nariz, ele tem a função de aquecer, filtrar e umidecer o ar que respiramos, caso consiga respirar apenas pela boca, procure um otorrinolaringologista para fazer uma avaliação.
  • Ao final do dia lave o nariz com soro fisiológico para retirar impurezas e diminuir a sensação de ressecamento.
  • Cuidado com alimentos ou bebidas muito quentes. As temperaturas extremadas são ruins para a voz.
  • Sendo profissional da voz, não esqueça de fazer aquecimento e desaquecimento vocal sempre.
  • Se for alérgico, redobre estes cuidados e tente ficar longe dos agentes alergênicos como poeira, mofo, cheiros fortes, etc.
Agora com esses cuidados aproveite a estação mais charmosa do ano sem deixar de lado sua saúde vocal!

Um comentário:

  1. Oi Sandrelli, que bom que gostou do nosso blog. O seu, pelo que vimos, é super útil, muito bom uma especialista falar sobre esse tema. Nós somos repórteres e sabemos a importância da voz para o nosso trabalho.
    Lorena e Priscila

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!