Total de visualizações de página

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Trabalho com a voz no Carnaval e agora?

O Voz em Bom Som já apresentou para vocês vários posts relacionando festas a voz. Quem acompanha o blog já sabe que festa em geral não é tão amiga da saúde da voz. O que dizer do Carnaval, onde tudo é super exagerado?
Não é difícil encontrar pessoas totalmente sem voz na quarta-feira de Cinzas. São praticamente cinco dias ininterruptos de música altíssima, consumo exacerbado de álcool e drogas, alimentação de origem suspeita, e vários, vários abusos vocais. Canta-se muito, grita-se muito, fale-se muito, dança-se muito, etc. Sem falar da grande possibilidade de contrair uma infecção devido ao grande aglomerado de pessoas.
É inegável que é preciso cuidar da voz nesse feriadão, principalmente para aqueles que dependem da voz para seu sustento como  cantores e instrumentistas de sopro.

Veja as dicas do blog para cuidar da voz nesses dias:

  • Tome goles de água durante suas apresentações. Cerca de 2 litros e meio ao dia.
  • Aqueça e desaqueça a voz. Para isso você precisa ter procurado um fonoaudiólogo antes para o orientar sobre os exercícios específicos para sua demanda vocal.
  • Use roupas leves, sem apertar cintura e pescoço.
  • Alimente-se bem antes das apresentações, mas evite frituras, refrigerantes, chocolate e alimentos de difícil digestão.
  • Durma bem sempre que tiver um tempo livre entre uma apresentação e outra.
  • Mantenha repouso vocal após as apresentações.
  • Evite o consumo de álcool, fumo e drogas. Lembre-se você é um profissional da voz e depende dela para uma bela performance.
  • Cuidado com as bebidas geladas, segure os primeiros goles na boca antes de engolir para evitar o choque térmico e a produção de secreção que estimula o pigarro.
Seguindo estas dicas fica mais fácil preservar sua qualidade vocal e se prevenir de problemas com a sua voz neste período de grande demanda e esforço vocal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar!