Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Série Lesões mais comuns - Nódulos Vocais

O Voz em Bom Som inicia hoje uma série sobre as lesões mais comuns que provocam alterações na qualidade vocal.
Os nódulos vocais, também conhecidos popularmente como "calos" fazem parte da categoria das disfonias organofuncionais, ou seja, são lesões benignas decorrentes de alterações no comportamento vocal, seja ele alterado ou inadequado. Mais especificamente os nódulos são lesões de massa, bilaterais de características esbranquiçadas ou levemente avermelhadas. Isto significa que são duas saliências localizadas na porção média das bordas das pregas vocais que impedem que estas vibrem de maneira adequada. 
Nódulos Vocais
São causados por comportamento vocal inadequado, mau uso e abuso vocal  (Veja a Série Abusos Vocais do Blog) associados a outros fatores que predispõem o indivíduo a sua formação.
São mais comuns em mulheres jovens entre 25 e 35 anos e em crianças de ambos os sexos. Esta lesão é a mais comum encontrada nos professores, profissão considerada de risco para o seu desenvolvimento.
A rouquidão e a soprosidade são os principais sinais indicativos da presença de nódulos vocais. Logo, a realização de uma avaliação com médico otorrinolaringologista é imprescindível para o diagnóstico desta lesão através do exame da videolaringoscopia.
Os principais aspectos psicológicos da personalidade dos indivíduos que desenvolvem os nódulos vocais são agressividade, ansiedade, perfeccionismo, liderança, agitação e tendência a sobrecarga.

O que fazer quando se recebe um diagnóstico de Nódulos Vocais:

  • Não adianta apenas realizar repouso vocal, o ideal é reduzir a quantidade de fala utilizada e se abster de esforços vocais profissionais.
  • Desenvolver hábitos saudáveis no uso da voz.
  • Se dedicar aos exercícios propostos pelo fonoaudiólogo através da fonoterapia.
  • Remoções cirúrgicas são realizadas em nódulos considerados antigos, fibróticos ou em casos que exijam mudança vocal muito rápida não tendo tempo para se dedicar à reabilitação.
  • Realizar fonoterapia no pós-operatório para modificar os ajustes laríngeos inadequados e trabalhar as questões comportamentais.
O tratamento dos nódulos vocais tem uma resposta muito boa através da reabilitação, entretanto, depende da dedicação e motivação do paciente.
Pode ocorrer retorno do problema caso o comportamento vocal não tenha sido modificado, a fonoterapia tenha sido insuficiente ou o paciente trabalhe em locais barulhentos.

Portanto, fique atento aos sinais que sua voz transmite e procure um médico ou um fonoaudiólogo em caso de rouquidão persistente.


Fonte: Behlau, M; Madazio,G e Pontes,P. Disfonias Organofuncionais. 
Voz O Livro do Especialista - Volume I, 2001.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar!