Total de visualizações de página

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Como cuidar da voz durante viagens longas

Conversar, trocar ideias, desabafar, pedir informações, conselhos, conhecer pessoas novas e fazer amizades...tudo isso pode acontecer durante uma viagem e este comportamento tem como base o uso da voz, lógico!
Mas uma vez a voz mostra-se uma poderosa ferramente nas relações sociais e humanas. O ser humano é um ser social e para isso ele depende do outro  no sentido de interagir. 
No entanto, mas uma vez é preciso contar com o bom senso, exageros como usar a voz intensamente e por longo tempo pode causar um problema vocal. 
Aliado ao abuso de falar muito está a má qualidade do ambiente em que se mantém a conversa. Isso mesmo, muitas vezes esquecemos onde estamos e como está o nível de barulho ou som ambiente em que se fala com outro. No ônibus, carro, avião, metrô ou trem o nível de pressão sonora é muito alto, o que faz com que aumentemos a nossa intensidade de voz para  falar com o outro, muitas vezes inconscientemente. 
Este comportamento em viagens de longa duração, sem nenhum repouso ou pausas pode causar um esforço demasiado para sua voz. Nesse ambiente não se pode controlar o ruído externo e interno, então como fazer para não abusar da voz?

Fique atento para as dicas do Voz em Bom Som:

  • Tome pequenos goles de água para se hidratar e diminuir os esforço ao falar.
  • Articule bem as palavras para ser bem entendido.
  • Fale sempre olhando para o ouvinte para facilitar o entendimento e as pistas visuais, mas cuidado para não forçar a musculatura do pescoço e passar longo tempo com a cervical girada para o mesmo lado.
  • Use pausas breves, entonações e ênfases na fala deixando-a mais atrativa para quem ouve.
  • Não passe a viagem toda apenas conversando. Durma, se alimente, aprecie a paisagem, escute música(por pouco tempo), etc.
  • Não esqueça de ouvir o outro, a conversa é uma via de mão dupla!
  • Mantenha uma postura adequada, pés firmes no chão e coluna ereta.
  • Não tenha vergonha em falar para o outro que já chegou ao seu limite e que precisa descansar ou poupar a voz.
  • Pare de falar quando o som ambiente estiver muito elevado, só retome a conversa quando o barulho acabar ou diminuir.
Aproveite bem sua viagem e mantenha sua voz firme e forte, sem abusos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar!