Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Série Alimentação - Mel

Outro alimento muito lembrado por toda população no cuidado com a voz é o Mel
O mel é constituído, na sua maior parte (cerca de 75%) por açúcares naturais (frutose e glicose), os quais são fontes de energia. Ele é também composto por água (cerca de 17%), por vitaminas (B1, B2, B6, C, D e E) e por sais minerais essenciais à saúde como cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros. Sem falar que contém um teor considerável de antioxidantes, aqueles que nos previnem contra o câncer.
No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas se realmente ele faz bem a voz ou se é mais uma receita caseira "enganosa".
O mel é sim um bom alimento para saúde da voz por ter ação anti-séptica, expectorante, antiinflamatória e dificultar a reprodução de bactérias.
O grande "boom" do mel é que além de proporcionar sensação de alívio na garganta, não tem propriedade anestésica, ou seja, não mascara a dor, o que é super importante para quem está com problema vocal e precisa continuar usando a voz. Portanto seu uso não possui contra-indicações. 
Mas atenção, se você não está passando por um processo infeccioso, evite ingerir o mel momentos antes do uso da voz, pois ele aumenta a viscosidade das secreções, o que dificulta a vibração das pregas vocais.

Também evite usar o mel misturado à própolis. Esta é um derivado do mel e apesar de também ser bastante indicada para pessoas que estão passando por processo infeccioso, infelizmente possui o efeito anestésico, mascarando o problema e fazendo você achar que está melhor e continuar usando a voz, deixando-a pior no final do dia. Utilize a própolis apenas durante os momentos em que não seja preciso falar ou cantar.

2 comentários:

  1. adorei!! deu vontade de passar a consumir mel diariamente. Uma colherinha pela manhã!! hehehe MAs me diga, mel engorda?

    ResponderExcluir
  2. Raquel, tenho certeza que essa sua colherinha não irá engordar vc. Mas, atenção, n esqueça que o mel é formado por 75% de açúcares naturais. Consumido em grande quantidade pode sim engordar!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!