Total de visualizações de página

domingo, 1 de julho de 2012

Efeitos colaterais sobre a voz

Todo e qualquer medicamento possui seus efeitos colaterais, ou seja, efeitos diferentes daquele considerado como principal por um fármaco. 
Vários medicamentos, para doenças diversas, possuem efeitos colaterais também sobre as pregas vocais. A automedicação é um perigo para sua saúde pois, muitos tratamentos sem prescrição médica além de não funcionarem, acabam retardando sua busca por um tratamento mais adequado, orientado por um profissional habilitado. Existe o risco de você prejudicar definitivamente sua voz aplicando orientações sem fundamento. 

Veja alguns medicamentos que precisam ser evitados pelos indivíduos que usam suas vozes profissionalmente:


  • Analgésicos: utilizados para aliviar a dor. A Aspirina® é terminantemente contra-indicada pela Fundação Americana de Voz porque o ácido acetilsalicílico provoca sangramentos e pode favorecer hemorragia nas pregas vocais. Qualquer analgésico que contenha essa substância deve ser evitado. Opte pelas medicações que contenham dipirona.
  • Antibióticos: utilizados para estados infecciosos e devem ser tomados apenas na quantidade receitada e pelo tempo prescrito pelo médico. Profissionais da voz com dores de garganta podem se sentir tentados a tomar antibióticos na tentativa de melhorar suas vozes. Antibióticos errados podem piorar a infecção e causar uma série de efeitos colaterais indesejáveis, como reações alérgicas.
  • Sprays Nasais: Utilizados como descongestionantes em crises alérgicas, rinites ou gripes. O uso desta medicação não deve ultrapassar 5 dias para não causar dependência. Causam ressecamento da mucosa do nariz e também da laringe, dificultando a vibração livre das pregas vocais.
  • Antitussígenos: são supressores da tosse, que é altamente irritativa para as pregas vocais, porém esses remédios geralmente causam ressecamento como efeito secundário negativo.
  • Anti-histamínicos e corticosteróides: empregados nas alergias e inflamações. Produzem ressecamento, insônia, irritabilidade, irritação gástrica e tremor, que pode ser percebido na voz.
  • Antidiarréicos: reduzem a produção de secreções e podem provocar secura na laringe, dificultando uma boa emissão vocal.
  • Diuréticos: devem ter seu uso estritamente controlado. Pode apresentar redução da saliva, ressecamento da boca e da garganta, produção de secreções densas e viscosas, e pigarro persistente.
  • Vitamina C: em alta dosagem também pode produzir como efeito secundário o ressecamento do trato vocal.
  • Hormônios: podem causar profundas modificações na qualidade vocal. Os andrógenos têm efeito muito acentuado na voz feminina, deixando-a mais grave ocorrendo um processo de virilização vocal.
  • Tranquilizantes: utilizados como remédios para acalmar e dormir. Devem ser de uso excepcional em situações de estresse e grande sobrecarga. Sua ação no sistema nervoso central pode afetar de modo evidente o controle da produção da voz. Cantores e atores nunca devem usar calmantes antes de suas apresentações, com risco de apresentarem uma emissão sem controle, arrastada e imprecisa como se estivessem embriagados.

Lembre-se: os efeitos colaterais variam de indivíduo para indivíduo. Toda a atenção é necessária para a utilização de qualquer medicamento que deve ser feita por prescrição médica e a automedicação completamente contra indicada! Sua voz e sua saúde merecem esse cuidado.


Adaptação: Behlau e Pontes. Higiene Vocal: Cuidando da Voz





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar!