O Verão chegou e com ele aumenta a incidência de infecções das vias aéreas superiores potencializando problemas vocais.
Segundo uma pesquisa realizada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) o acúmulo de partículas e gases nocivos lançados na atmosfera, principalmente nas épocas mais quentes do ano, funciona como gatilho de doenças respiratórias preexistentes. A pesquisa analisou as infecções de vias aéreas superiores mais comuns como sinusite, faringite, e amigdalite,que corresponderam a 72% das entradas emergenciais em hospitais. Gripes em geral 12%; pneumonia 9% e asma 7%.
Estas infecções causam ressecamento do trato vocal e aumento da produção de muco o que pode dificultar a emissão da voz. A base para uma boa produção vocal é a respiração, caso esta se faça de maneira incoordenada ou deficiente com certeza a voz não estará a pleno vapor.
Por isso, vale a pena conhecer o que você pode fazer para se prevenir:
1 - Perdemos água do organismo pela urina, fezes, respiração e transpiração. Logo, mantenha as mucosas sempre úmidas. Para isso, é preciso ingerir muito líquido. O aconselhavél é três litros de água nos dias muito quentes.
2 - Idosos e crianças exigem atenção dobrada, pois a mucosa deles resseca muito mais rápido. O metabolismo do idoso cai com a idade. As crianças gastam muita energia, o que contribui para a perda de umidade. Nem sempre elas pedem água ou dizem estar com sede. Ofereça líquidos com frequência.
4 - Evite exercícios físicos entre dez da manhã e quatro da tarde. Nesse período, no verão, a liberação de ozônio é maior. Consequentemente, respiramos mais poluentes.
5 - Fuja de locais fechados. Ambiente arejado, bem ventilado e limpo afasta os riscos de doenças respiratórias.
6- Caso esteja com alguma infecção respiratória, mantenha repouso vocal pois suas pregas vocais estão mais fragilizadas.
7- Não se automedique, procure atendimento médico adequado.
8- Use roupas confortáveis e leves.
Siga as dicas e aproveite bem o verão com uma voz em bom som!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não deixe de comentar!