A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) refere-se ao retorno do ácido produzido dentro do estômago para o esôfago (órgão tubular que leva o alimento da boca ao estômago) causado pelo mau funcionamento de uma válvula que controla a passagem do alimento do esôfago para o estômago. Este retorno pode causar danos a mucosa (pele que recobre todo o aparelho digestivo) levando a feridas. Estes machucados são chamados de esofagite.
A maioria das pessoas descrevem a azia como uma sensação de queimação atrás do peito, que sobe para a garganta ou pescoço. Algumas têm ainda a sensação do alimento retornando à boca (fenômeno conhecido como regurgitação). Esta sensação pode durar em torno de duas horas e piora com a ingesta de alimentos. Nem todas as pessoas que têm refluxo apresentam queimação e azia.
Quando o refluxo atinge a laringe, ele é chamado de refluxo laringofaríngeo e, neste caso, o suco gástrico, altamente irritativo, produz lesões na delicada mucosa das pregas vocais e das outras estruturas da laringe. Pacientes com refluxo podem apresentar rouquidão após as refeições e ao acordar.
Durante o exame da videolaringoscopia, o otorrinolaringologista pode evidenciar sinais sugestivos da DRGE observando edema (inchaço) e hiperemia (vermelhidão). Esta observação é muito importante pois muitas vezes a melhora de uma alteração vocal fica comprometida caso não haja tratamento do refluxo. Além disso o refluxo pode causar patologias laríngeas como o granuloma que afetará bastante a qualidade vocal.
Dependendo da intensidade de seus sintomas e dos resultados dos exames, seu médico pode recomendar: mudança de hábitos alimentares e comportamentais, tratamento medicamento ou ambos.
- Evitar alimentos como chocolates, café, alimentos mentolados, gorduras ou frituras , condimentos, molhos picantes, tomate ou derivados e bebidas alcoólicas.
- Parar de fumar
- Emagrecer até próximo do peso ideal
- Evitar se alimentar 2 a 3 horas antes de deitar
- Evitar roupas apertadas, que podem comprimir seu estômago e facilitar o refluxo
- Evite encher demais o seu estômago, coma mais vezes ao dia mas em pequenas quantidades
- Elevar a cabeceira da cama cerca de 10 a 15 cm, principalmente se você costuma ter azia durante a noite
- Fazer uso de medicações prescritas pelo gastroenterologista
- Cirurgia, indicada principalmente quando existe uma hérnia de hiato, que prejudica ainda mais o funcionamento da válvula.
Quando a DRGE é deixada sem tratamento pode levar a complicações sérias como dor torácica imitando um ataque cardíaco, estenose (estreitamento) do esôfago, sangramento, ou esôfago de Barret (uma condição especial da mucosa do esôfago que pode ser foco de risco de surgimento de câncer ). Sintomas associados a complicações da DRGE incluem: disfagia (dificuldade para engolir), tosse, rouquidão, problemas respiratórios e sangue nas fezes.
Portanto, fique alerta aos sintomas e procure tratamento o mais rápido possível. Outra dica importante é não desanimar e tomar a medicação pelo tempo estabelecido pelo médico, pois a interrupção pode piorar o caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não deixe de comentar!