Você faz parte de algum coral? Se a reposta é sim, este post é direcionado para você.
Você cuida da sua voz ou fica rouco com frequência depois dos ensaios e das apresentações no coral?
O Voz em Bom Som reuniu algumas dicas básicas de cuidados com a voz para quem canta em coral. Anota aí:
- Regente consciente: certifique-se que seu regente se importa com a saúde da sua voz. Se ele demonstra não ter essa preocupação, é melhor ficar atento pois o posicionamento dele sobre o assunto fará toda diferença.
- Alimentação: não cante de estômago vazio nem cheio demais. Evite antes do canto alimentos gordurosos, refrigerantes, chocolate, café, leite e derivados.
- Repouso vocal: depois dos ensaios e das apresentações, aproveite para ficar em silêncio o quanto puder, a voz precisa de descanso.
- Ensaios: Não esqueça de se hidratar bem durante os ensaios. Cuidado com o tempo de ensaio, este não deve ser muito intenso para não haver sobrecarga.
- Classificação Vocal: o regente é o responsável pela classificação da sua voz. Por isso, a uma adequada classificação vocal é muito importante para que você não cante em um tom que não é o seu, fora de sua tessitura vocal, ou seja, fora da área de alcance vocal produzidas com conforto. Não cante fora do seu tom, isso é muito prejudicial para sua voz.
- Aquecimento Vocal: é de grande importância que você aqueça sua voz antes do canto, nos ensaios e apresentações. Para isso, o ideal é que você procure um fonoaudiólogo que o avaliará e programará um aquecimento específico para suas necessidades. O regente também pode orientar alguns vocalizes para aquecer a voz, mas estes não têm ação suficiente porque são generalizados.
- Desaquecimento: tem coisa mais esquecida do que desaquecer a voz? Pois é, é extremamente importante executar exercícios vocais para retorno dos ajustes musculares para situações de fala depois do canto.
- Hábitos: alguns costumes como gritar, falar alto, falar muito devem ser evitados para quem quer usar a voz no canto. Se a pessoa é profissional da voz e canta nos finais de semana, deve redobrar os cuidados pois pode haver uma sobrecarga vocal e desenvolvimento de alterações vocais.
- Exames preventivos: Procure um otorrinolaringologista para avaliar seu trato vocal. De preferência antes de iniciar no canto coral. Faça os exames necessários e depois siga para a avaliação fonoaudiológica. Assim você ficará mais seguro e longe dos distúrbios vocais. Caso seja constatado algum problema na voz preexistente, o médico e o fonoaudiólogo orientarão qual deve ser a conduta mais adequada para seu caso.
- Apresentações: Tome os cuidados acima descritos, use roupas confortáveis, hidrate-se bem, aqueça a voz antes da sua performance, esteja seguro nas músicas e ao terminar desaqueça a voz.
Cante com cuidado e sua voz poderá cantar por muitos e muitos anos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não deixe de comentar!