Quem já não deu aquelas batidinhas no microfone e disse: "Minha voz é forte, posso falar sem microfone?"
Para muitos o microfone representa um bicho de sete cabeças, causando muito nervosismo e até mesmo uma fobia associada ao medo de falar em público. Talvez isso não acontecesse se as pessoas soubessem quais os benefícios que este instrumento pode oferecer a voz.
Por isso, o Voz em Bom Som trouxe algumas dicas de uso de amplificadores de voz. Estas dicas servem para o microfone de mão (com ou sem fio) como também para o do tipo amplificador com headset muito utilizado por professores atualmente:
Por isso, o Voz em Bom Som trouxe algumas dicas de uso de amplificadores de voz. Estas dicas servem para o microfone de mão (com ou sem fio) como também para o do tipo amplificador com headset muito utilizado por professores atualmente:
- Primeiramente, mantenha os cuidados com a conservação do aparelho como: guardá-lo em local seco e arejado, evitando umidade, chuva ou água.
- Nunca jogue o microfone em qualquer lugar. Guarde-o de preferência num suporte ou local seguro e apropriado.
- Certifique-se ao ligar o microfone que o volume não esteja elevado para evitar microfonia.
- Coloque o amplificador na cintura sempre do lado contrário do headset, atento para que o som seja projetado a sua frente em direção ao público.
- Ajuste a tiara do headset de modo confortável, com cuidado para não desarrumar seu cabelo;
- Não gire a haste do headset além do limite;
- Posicione a espuma do microfone ao lado do seu rosto em torno de um par de dedos de distância do canto da boca, evitando posicioná-lo frontalmente.
- Prenda com cuidado o amplificador na cintura, mas não o deixe apertado demais.
- Não teste o som do microfone através de batidinhas ou sopro, fale frases simples ou repita a palavra “testando”.
- Lembre-se que com o microfone sua voz já está amplificada, logo você não precisa forçar a voz para falar mais alto ou gritar.
- No final do dia, aproveite para recarregar o amplificador ou as pilhas.
O microfone é um equipamento de proteção para aumentar a longevidade da sua voz e diminuir o esforço de sua produção durante o trabalho. O uso contínuo influenciará na qualidade da voz durante toda sua carreira. No entanto, apenas o microfone não evitará possíveis distúrbios vocais. Mantenha hábitos vocais saudáveis e procure orientação especializada para preparar sua voz antes e depois do trabalho.
Aproveite ao máximo este recurso e tenha uma Voz em Bom Som!