Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dia Mundial da Voz

Hoje é um dia muito especial para  o blog, pois comemoramos o Dia Mundial da Voz!
A voz  é o foco deste blog e nesta data ganha pautas em jornais, tv, rádios e internet  de todo o país com o objetivo de conscientizar a população da importância da voz para a promoção da saúde bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

O Voz em Bom Som fica muito feliz com dias como este em que várias ações de promoção e prevenção da Saúde da Voz são realizadas! Estas ações servem como alerta a população para que parem um pouco para pensar na sua saúde vocal,  muitas vezes negligenciada. A rouquidão por mais de 15 dias pode ser indício de câncer de laringe. Algumas informações como esta, pode fazer grande diferença no tratamento de lesões graves, já que quanto mais precoce o diagnóstico maior a possibilidade de cura.
Então, ouça sua voz, perceba se algo mudou nela e procure um profissional fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista para fazer uma avaliação. Caso seja um profissional da voz, lembre-se : cuidar da voz deve fazer parte de sua rotina de trabalho. 

Veja abaixo as dicas do Departamento de Voz da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia:

DICAS PARA VOCÊ SER AMIGO DA SUA VOZ!
  • Fale sem esforço e articule bem as palavras
  • Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar
  • Beba 2 litros de água diariamente
  • Durma bem
  • Tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas
  • Use vestuário confortável
  • Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-menstrual
  • Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos
  • Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas
  • Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas, chocolate antes de utilizar a voz continuamente
  • Evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas
  • Cuidado ao cantar inadequadamente ou abusivamente
  • Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão
  • No caso de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo e  um médico otorrinolaringologista
Referência Bibliográfica: 
-Andrada e Silva MA. Saúde Vocal. In: Pinho SMR. Fundamentos em Fonoaudiologia: tratando os distúrbios da voz. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan; 1998. pp. 119-125.
-Behlau M, Pontes P. Higiene Vocal: cuidando da voz. 3ª ed. Rio de Janeiro: Revinter; 2001.
-Pinho SMR. Manual de Higiene Vocal para Profissionais da Voz. 2ª ed. Carapicuiba/SP: Pró-fono, 1999.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Série Lesões mais comuns - Edema de Reinke

O edema de Reinke é uma lesão difusa na camada superficial da prega vocal, de coloração rosada, caracterizada por acúmulo de líquido, de modo irregular. Ou seja, é como se a prega vocal ficasse bem "gordinha" devido ao inchaço.


Ocorre em indivíduos adultos de ambos os sexos, entre 45 e 65 anos de idade, que apresentam uma frequente associação de uso intensivo da voz, abusos vocais variados e tabagismo. A ocorrência dessa alteração em fumantes é muito alta. As mulheres fumantes chegam a ser confundidas com homem pelo telefone por apresentar uma voz virilizada, por isso parecem buscar mais por tratamento em comparação com os homens.
O edema de Reinke ocorre por reação natural do tecido ao trauma fonatório associado ao consumo de tabaco por longo tempo. 
Os sintomas vocais típicos incluem voz grave para idade e sexo do paciente e rouquidão.
No tratamento deve-se levar em conta a extensão da lesão, a presença de alterações associadas, o impacto profissional e/ ou social da disfonia, e a conscientização de que é necessário a interrupção do tabagismo.
Nos casos discretos e moderados pode haver uma boa evolução através da fonoterapia, já em casos mais severos indica-se a combinação terapia-cirurgia-terapia.
Independente da conduta terapêutica, o abandono do tabagismo mostra-se de extrema relevância para a evolução do tratamento.


Fonte: Behlau, M; Madazio,G e Pontes,P. Disfonias Organofuncionais. 
Voz O Livro do Especialista - Volume I, 2001.