Total de visualizações de página

sábado, 23 de junho de 2012

A voz em tempo de alergia


O inverno no Brasil começou e com ele aumentam os distúrbios respiratórios! 
Os alérgicos sofrem muito com mudanças climáticas e nas crises alérgicas a voz também fica alterada. Inverno a parte, as pessoas que apresentam alergias nas vias áreas superiores ou inferiores já têm uma tendência a apresentar alterações vocais. Logo, existe uma grande correlação entre alergias-distúrbios respiratórios-alterações vocais. Isso não é de se espantar pois se a respiração é a base da voz, qualquer alteração na qualidade da respiração provocará consequências na voz. O contato com o fumo, constantes mudanças climáticas e a poluição nas grandes cidades pioram a situação dos alérgicos. 

Saiba um pouco sobre alguns distúrbios respiratórios:

Rinite - é um distúrbio que afeta cerca de 10% a 20% da população mundial resultante de reação inflamatória da mucosa nasal decorrente da reação de hipersensibilidade a alérgenos inalatórios (poeira, fumaça, perfumes, inseticidas, flores, dedetizadores, pólen, etc) e , em menor ocorrência alimentares. Provoca prurido (coceira) nasal, coriza hialina(transparente), esternutações(vários espirros seguidos) e obstrução nasal, podendo ainda ocorrer sintomas oculares como hiperemia (vermelhidão), prurido e lacrimejamento.

Asma - doença inflamatória crônica das vias aéreas, considerada incurável, mas que pode ser controlada. Relaciona-se ao inchaço da mucosa brônquica, à produção de muco em excesso e à contração muscular e diminuição do diâmetro de vias aéreas superiores. A maioria dos asmáticos também possuem rinite alérgica.

Bronquite - consiste na inflamação dos brônquios, provocando problemas na eliminação do muco presente nas vias respiratórias. Pode causar alterações no padrão respiratório, tosse aguda e prolongada, e sensibilização da árvore brônquica à poluentes e mudanças de temperatura. Pode ser crônica ou aguda, dependendo da duração e agravamento das crises.

Sinusite - inflamação da mucosa(tecido) que reveste os seios da face (cavidades dentro dos ossos) ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. É causada por alterações anatômico-fisiológicas e processos infecciosos ou alérgicos. A sinusite aguda apresenta sintomas (tosse, coriza, pressão no crânio, etc) semelhantes à crônica, porém em maior intensidade.

Faringite - é uma inflamação da garganta comum que pode ser ocasionada por vírus(95% dos casos) ou por bactérias (5%). A faringite crônica pode ser causada por uma infecção permanente dos seios paranasais, dos pulmões ou da boca, por irritação constante produzida por tabagismo, por respirar ar muito poluído por muito tempo, por consumir excessivas quantidades de álcool ou por engolir substâncias corrosivas que gerem lesões na camada mucosa que recobre a faringe.

Laringite - ocorre também pela presença de vírus ou bactérias na laringe ou em regiões próximas, sendo um sintoma que ocorre no resfriado, na bronquite, na pneumonia e em infecções respiratórias. Pode ser aguda ou crônica. A laringite aguda acomete repentinamente e os transtornos são passageiros. Já a crônica (de maior duração) pode ser causada por tabagismo intenso, uso intenso da voz (falando ou cantando muito alto), tosse violenta ou exposição a substâncias irritantes.

Em alguns casos fica difícil precisar exatamente qual o produto que desencadeia a crise alérgica, até porque existem, por exemplo, as rinites vasomotoras, que ocorrem em decorrência da variação brusca de temperatura no trato vocal. Alterações psíquicas podem desencadear uma crise alérgica, à medida que aumentam a sensibilidade do organismo causada por diminuição das defesas.

O alérgico precisa cuidar do ambiente onde dorme, evitando tapetes e carpetes, cortinas de pano, livros e bichos de pelúcia. O pó do quarto deve ser removido diariamente com pano úmido. Os tratamentos alopáticos muitas vezes apresentam melhora imediata, mas não solucionam totalmente o problema. Os tratamentos homeopáticos vêm mostrando melhores resultados no caso de alergias crônicas. Em quaisquer casos, é recomendável visita a um otorrinolaringologista para realização de exames que permitam um diagnóstico adequado e para indicação do tratamento conveniente. 

A produção vocal falada e cantada é bastante prejudicada por alterações nas vias aéreas. Portanto, se estiver em crise alérgica, você precisa redobrar os cuidados com sua voz!


segunda-feira, 11 de junho de 2012

1º Ano do Voz em Bom Som


No dia 4 de junho completamos 1 ano de postagens no Voz em Bom Som!
Estamos felizes por isto e para comemorar vamos dividir com vocês as postagens mais lidas e o público que mais visitou o blog durante este ano.

POSTAGENS MAIS VISITADAS:

PAÍSES QUE MAIS VISITAM O BLOG:
Brasil
Estados Unidos
Portugal
Alemanha 
Russia
Angola
Reino Unido
Ucrânia
Canadá
Chile

Agradecemos a todos que acompanham o blog e que se preocupam com a saúde da voz!

Parabéns para todos nós e que sua voz continue em bom som!