Total de visualizações de página

sábado, 24 de setembro de 2011

Série Alimentação - Leite e derivados

O leite é um alimento que faz parte do dia a dia de muitas pessoas. Ele é composto por proteínas, gorduras e glicídeos. Além disto é rico em vitaminas (A, B, D3, E). A vitamina D é responsável pela fixação do fosfato de cálcio nos dentes e ossos, sendo por este motivo especialmente recomendado para crianças, adolescentes e idosos. 

Mas, calma! O leite não está condenado a ser exterminado da sua dieta, você pode utilizar os produtos desnatados ou pobres em gordura e consumi-los desde que não seja em momentos antes de usar a voz. 


Siga o bom senso e aproveite o melhor de cada alimento, e claro, preservando sua voz.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Série Alimentação - Mel

Outro alimento muito lembrado por toda população no cuidado com a voz é o Mel
O mel é constituído, na sua maior parte (cerca de 75%) por açúcares naturais (frutose e glicose), os quais são fontes de energia. Ele é também composto por água (cerca de 17%), por vitaminas (B1, B2, B6, C, D e E) e por sais minerais essenciais à saúde como cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros. Sem falar que contém um teor considerável de antioxidantes, aqueles que nos previnem contra o câncer.
No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas se realmente ele faz bem a voz ou se é mais uma receita caseira "enganosa".
O mel é sim um bom alimento para saúde da voz por ter ação anti-séptica, expectorante, antiinflamatória e dificultar a reprodução de bactérias.
O grande "boom" do mel é que além de proporcionar sensação de alívio na garganta, não tem propriedade anestésica, ou seja, não mascara a dor, o que é super importante para quem está com problema vocal e precisa continuar usando a voz. Portanto seu uso não possui contra-indicações. 
Mas atenção, se você não está passando por um processo infeccioso, evite ingerir o mel momentos antes do uso da voz, pois ele aumenta a viscosidade das secreções, o que dificulta a vibração das pregas vocais.

Também evite usar o mel misturado à própolis. Esta é um derivado do mel e apesar de também ser bastante indicada para pessoas que estão passando por processo infeccioso, infelizmente possui o efeito anestésico, mascarando o problema e fazendo você achar que está melhor e continuar usando a voz, deixando-a pior no final do dia. Utilize a própolis apenas durante os momentos em que não seja preciso falar ou cantar.

sábado, 10 de setembro de 2011

Série Alimentação - Maçã

O Voz em Bom Som inicia hoje uma nova série. O tema escolhido foi alimentação, pois é um dos fatores responsáveis pela saúde da voz. 
Lembrando que os alimentos não influenciam a voz diretamente, pois eles não passam pelas pregas vocais, senão você morreria engasgado! Os alimentos passam pelo tubo digestivo, que fica próximo ao tubo respiratório(onde as pregas vocais estão localizadas). Logo, sua influência é indireta, ou seja, ao nível do trato vocal ( espaço percorrido pela voz entre as pregas vocais e os lábios) responsável pela amplificação e projeção da voz.


Ao perguntar a alguém o que é bom para a voz, muita gente irá citar a maçã. Mas talvez a maioria não saberá o porquê. Por isso, o VBS responde para você!
Não é a toa que a maçã era um presente comum de um aluno para seu professor. Algumas teorias dizem que essa tradição antiga seria por causa da praticidade de consumo, já que a fruta não precisa ser descascada antes de ingerida. Entregá-la ao professor também significaria desejar uma boa saúde, pois a fruta é extremamente nutritiva. Outros acham que, por se tratar de um lanche rápido, a maçã tem tudo a ver com a correria da vida de professor, que tem dificuldades de achar tempo até para comer.

Teorias à parte, esta fruta tem alto valor nutritivo que se deve às vitaminas B1, B2, Niacina, e sais minerais como Fósforo e Ferro. Além de ter ação antioxidante que nos previne contra  o câncer. Como diz um ditado corrente americano...“An apple a day keep the doctor away”, ou seja, “Uma maçã por dia mantém afastado o doutor”. 

A tradição acertou na sugestão do lanche para o professor, pois esta fruta é também indicada para a saúde da voz, instrumento de trabalho deste profissional.
  Veja os motivos para consumir a maçã:
  • Sua propriedade adstringente, ou seja, de detergência, auxilia a limpeza da boca e da faringe, favorecendo uma voz com melhor projeção. 
  • A mastigação da maçã relaxa os músculos envolvidos na fala e por isso favorecem uma melhor articulação das palavras. 
  • O sabor da maçã também estimula a salivação que proporciona diminuição do ressecamento no trato vocal, aumentando a hidratação deste local e favorecendo a fluidez do muco que faz as pregas vocais vibrarem melhor. 

A maçã com certeza é uma maravilhosa opção para fazer parte da dieta do profissional da voz e ser ingerida entre os intervalos de uso intensivo da voz. 

Vale a pena saborear!

domingo, 4 de setembro de 2011

A gripe me pegou, e agora?

Um dos grandes desafios de quem usa a voz profissionalmente, é às vezes ser obrigado a trabalhar gripado. E isso para as pregas vocais pode ser um perigo enorme. 
A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza. Quando a pessoa está infectada ocorre febre, tosse seca (pode durar mais de 2 semanas), dores musculares e articulares(dores no corpo), fadiga, mal-estar, dor de cabeça, nariz obstruído, irritação na garganta, etc.


A voz fica comprometida pela consequência desses sintomas, a qualidade vocal fica rouca pois as pregas vocais estão inchadas e vibram irregularmente. Logo, o uso da voz durante esse processo infeccioso traz um risco de piorar a saúde da voz podendo causar doenças mais sérias e até hemotoma. 

HEMATOMA DE PREGA VOCAL 
Hematoma das pregas vocais é a hemorragia causada por rompimento de um vaso no interior da prega vocal. Esse rompimento pode ter sido causado espontaneamente (rompimento vascular), por mau uso da voz (abuso vocal), por trauma (pancada na região da laringe), por inflamações e infecções da laringe e por outras causas menos freqüentes como um simples espirro, por exemplo.



A indicação é repouso vocal durante pelo menos 2 a 3 dias. Portanto, a melhor opção para o profissional da voz é ir ao médico e solicitar atestado para licença médica. Caso não consiga a licença você deve tentar poupar ao máximo o uso da voz. Se for professor, tente escolher aulas mais expositivas como vídeos ou busque maior participação dos alunos, hidrate sempre as pregas vocais e evite gritar.

O tratamento geral da gripe se baseia em ficar em repouso, evitar o uso de álcool ou fumo, procurar se alimentar bem e tomar bastante líquidos, além de usar medicações para a febre e para a dor e, também, para a melhora dos sintomas do nariz, como a coriza (corrimento do nariz) ou congestão nasal.


Não subestime a gripe, ela apesar de comum, não é uma doença tão simples assim.
Cuide-se!