Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Fonoaudiologia, a ciência da comunicação humana




Em homenagem ao dia do fonoaudiólogo (9 de dezembro) e aos 30 anos de regulamentação da profissão o Voz em Bom Som traz para vocês informações sobre está profissão tão requisitada e essencial nestes últimos anos.
A Fonoaudiologia tem como objeto de estudo a comunicação humana.
O fonoaudiólogo atua na prevenção, avaliação,habilitação e reabilitação dos distúrbios da comunicação, assim como no aprimoramento da comunicação humana

Suas áreas de atuação são:

Audiologia:  Campo da Fonoaudiologia voltado para promoção, prevenção, diagnóstico e reabilitação da função auditiva e vestibular. O objetivo principal da Audiologia é garantir a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo por meio da otimização de suas habilidades auditivas.

Motricidade Orofacial:  Área voltada para o aperfeiçoamento e reabilitação dos aspectos estruturais e funcionais das regiões orofacial e cervical. Engloba  funções importantíssimas como mastigação, deglutição, sucção, respiração e fonoarticulação(fala).
            
Linguagem É o campo da Fonoaudiologia voltado para o estudo, pesquisa, promoção, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de transtornos a ela relacionados, a fim de garantir e otimizar o uso das habilidades de linguagem do indivíduo, objetivando a comunicação e garantindo bem estar e inclusão social.

Saúde Coletiva :  A Saúde Coletiva é um campo da Fonoaudiologia voltado a construir estratégias de planejamento e gestão em saúde, no campo fonoaudiológico, com vistas a intervir nas políticas públicas, bem como atuar na atenção à saúde, nas esferas de promoção, prevenção, educação e intervenção, a partir do diagnóstico de grupos populacionais 

Voz: Campo da Fonoaudiologia voltado para o estudo e a pesquisa da voz, a promoção da saúde vocal, a avaliação e o aperfeiçoamento da voz; assim como a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das alterações vocais, quer sejam na modalidade de voz falada como voz cantada.

Disfagia: Promove anamnese, avaliação e tratamento do distúrbio da deglutição decorrentes de diversas doenças.

Fonoaudiologia Educacional: Trabalha com o aluno, professor e equipe de gestão escolar abrangendo os aspectos fonoaudiólogicos e atuando na detecção precoce de distúrbios relacionados à aprendizagem.
Parabéns a Fonoaudiologia por seus 30 anos de regulamentação!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar!